Biografia

Vida Pessoal


Masaaki Endoh é um cantor e compositor japonês, nasceu na prefeitura de Miyagi, no dia 28 de Agosto de 1967 e que atua na área musical de animes e tokusatsus. Ele é um dos fundadores do grupo JAM Project. É apelidado de Jovem Leão e tem como lema, ''Always Full Voice'', que significa ''Cantar com tudo''.
Algumas curiosidades à parte, mas na época de colegial, chegou a jogar um pouco de Rugby. Endoh também tem dificuldade em comer comidas de outros países, por isso quando realiza algum show fora, geralmente leva macarrão instantâneo. Não gosta de ficar sozinho em quartos de hotel e odeia montanhas russas. É chamado também de En-chan por seus amigos.

Carreira


Depois de se formar, ele se juntou a um grupo chamado The Hiptones. Participou de outras bandas também como Short Hopes, Blind Pig e Steeple Jack. 
Em 1995, ele lançou seu primeiro single, sua estreia nos gêneros dos anime songs com o tema ''Forever Friends'' de Street Fighter II Victory. Depois disso, foi escalado para cantar a música "Yuusha Ou Tanjou!", tema do anime de robôs Gaogaigar: “Yuusha Ou Gaogaigar”, de 1997. Esse foi seu primeiro hit de grande sucesso. Entre os animes que já tiveram canções interpretadas pelo "Jovem Leão" estão clássicos como: “Zorro” (Kaiketsu Zorro), “Cowboy Bebop” (Live in Bagdah), “Cybuster” (Senshi yo Tachiagare), Believe In Nexus (Yu-Gi-Oh 5D's), entre outros. E em séries tokusatsu, Endoh também teve boas participações, como em: “Bakuryuu Sentai Abaranger,  Saving the World” (B-Fighter Kabuto), Dekabreak Zenkai!! (Tokusou Sentai Dekaranger), Unite Five Majin! Change Into Magiking (Mahou Sentai Magiranger) e Sea Jetter Kaito, um herói local da província de Ishinomaki.


Endoh teve um sucesso moderado de 2000 a 2003, quando ele lançou seu primeiro álbum, chamado Chakuriku!!. Por volta da mesma época, ele cantou a abertura do tokusatsu Bakuryuu Sentai Abaranger, no qual ganhou muita popularidade e é considerada pelos fãs umas das melhores músicas de abertura de tokusatsu já feita. Em 2006, ele lançou seu segundo álbum, M.e. e em seguida fez um concerto promovido pela sua gravadora, Lantis. O álbum continha as músicas Carry On e Clown que serviram como trilha sonora para o jogo Muv-Luv. Em 2008, Endoh lançou dois álbums, chamados ENSON e ENSON 2 e ambos foram um grande sucesso. Os dois álbuns continham músicas covers de animes populares das décadas de 90 e 2000, incluindo Uninstall e Sousei no Aquarion, ambos cantados respectivamente por Chiaki Ishikawa e Akino.
 

Em 2009, lançou seu terceiro álbum, Circus Man, no qual ele se vestia como um mágico, com sua cara revestida de maquiagem. Um concerto foi realizado, mas nunca lançado em mídia física.

Em Maio de 2010, ele participou da abertura da franquia Yu-Gi-Oh 5D's, na qual ele canta sua 4° abertura, intitulada Believe in Nexus e a 5° abertura, chamada Asu he no Michi ~Going my way!!~, além de cantar duas insert songs, Clear Mind e Yakusoku no Melody. Em 2011 ele formou um grupo chamado SV TRIBE, junto com Hiroshi Kitadani e Misato Aki e até hoje, o grupo canta e escreve músicas para vários animes.


Para celebrar o Natal em 2010, ele realizou cinco concertos, do dia 11 de Dezembro ao dia 24, chamado Christmas Acoustic Night 2010 ~present of voice~. Em Dezembro de 2012, ele continuou e fez outro show especial de natal. O retorno deu certo e a tradição continua até hoje.

 
Em Julho de 2012, ele lança seu quarto álbum, chamado (e)-STYLE e o promoveu fazendo uma tour pelo Japão, do dia 24 de Julho ao dia 6 de Agosto. Para o lançamento do álbum, o canal do YouTube de sua gravadora Lantis, lançou pequenos vídeos mostrando Endoh explicando o significado de cada música. Ele também participou do 10° aniversário da empresa de visual novels Type-Moon, cantando Fellows.

Em Agosto de 2013, ele lançou seu quinto álbum, chamado Extreve V Machine, onde o V de acordo com ele, significa Voice (voz) e fez uma turnê chamada Masaaki Endoh LIVE TOUR 2013 ~EXTREME V MACHINE~. Em 2014, ele acaba formando um pequeno grupo chamado Endoh-kai, para cantar a abertura do anime Kenzen Robo Daimidaler e sua gravadora lançou uma pequena campanha, para promover o grupo.

No dia 5 de Novembro de 2014, ele lança seu primeiro álbum acústico, com versões regravadas de algumas músicas, chamado Present of The Voice, no qual leva o mesmo nome do seu concerto de Natal.

Seguindo o sucesso dos dois álbuns anteriores, ENSON e ENSON 2, no dia 7 de Outubro de 2015, Endoh lança mais um álbum, chamado ENSON 3, com músicas covers de animes e tokusatsu conhecidos do público, como Pegasus Fantasy do anime Saint Seiya, Eiyu do tokusatsu Ultraman Nexus e Dare Ga Suki Da To Sakebitai, do anime Slam Dunk. 

No dia 1 de Fevereiro de 2017, Endoh lança mais um álbum, o 6º em sua carreira, chamado de V6 Engine, contendo músicas como Engine e também o tema do evento MAF, chamado EASTERN GALE, e que é um evento anual bem conhecido no Japão. Foi o próprio Endoh quem escreveu e compôs a música.

No dia 25 de Julho de 2018, Endoh volta novamente a participar de uma abertura de um anime, este chamado de Satsuriku no Tenshi, com a música Vital.

JAM Project

Na década de 90, os cantores de músicas de animes, tokusatsus e video-games estavam em baixa. O mercado estava decaindo e assim, as grandes gravadoras começaram a usar os animes como forma de divulgação de seus cantores/bandas. Isso fez com que animes tivessem músicas pop em suas aberturas e encerramento. Geralmente essas músicas em nada tinham a ver com o anime em questão, a letra das mesmas não contavam a história do anime, nem tão pouco falavam sobre os personagens.
No ano 2000, Eizo Sakamoto, um dos mais importantes metaleiros do Japão, chamou Hironobu Kageyama (até então o mais famoso cantor de anime songs internacionalmente) e Ichiro Mizuki (apelidado de "rei das anime songs") para criar um grupo. A partir dessa idéia inicial, Rica Matsumoto, por seu sucesso com o anime Pokémon, e Masaaki Endoh, naquela época trabalhando muito com Kageyama, foram chamados para a formação do grupo. Os 5 cantores reuniram suas idéias e, com o apoio da recém-formada gravadora Lantis, estava formado o JAM Project, com o intuito de resgatar o espaço das anime songs que estava sendo ocupado por artistas de músicas pop. Atualmente, graças ao sucesso que o grupo obteve, se tornou o mais famoso grupo de anime songs do mundo, sendo até mais importante que as carreiras solo de seus integrantes. Outro fator de curiosidade, é que na banda, tem um cantor brasileiro também. O nome dele, é Ricardo Cruz, que não é um membro fixo, mas participa de shows e gravações de músicas e DVD's da banda.

A maior especialidade de Endoh na banda, é cantar notas altas, na qual os outros membros da banda não conseguem atingir, sendo assim chamado por seus fãs de ''Super Endoh Time''. 
Um exemplo, está na música Hagane no Messiah, no qual ele segura a nota por uma média de 20 segundos e na música Seventh Explosion, onde ele segura a nota por uma média de 30 segundos. No albúm The Monsters, em quase todas as músicas ele consegue segurar a nota várias vezes por mais de 5 segundos. 
Também é conhecido por gritar nomes de ataques em inglês nas músicas, como a Maxon.

Ele não costuma escrever músicas para o grupo, apenas suas partes solo. Nos shows do JAM, ele costuma adotar um outro visual, com seu cabelo para cima.




Site oficial: http://endoh-masaaki.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário